domingo, 8 de agosto de 2010

Floresta de Bétulas

Esta foto de Sergei Karpukhin para a Reuters foi tirada no dia 30 de julho nas cercanias de Voronezh.  Um soldado russo atravessa uma floresta de bétulas devastada por um dos 700 incêndios que devoraram mais de 1000km2 de florestas no pior verão russo dos últimos 130 anos.

Meu coração sangra com essa foto e eu me lembro dos romances de Dostoiévski e Tolstoi, que li quando menina.  Enquanto lia, imaginava a mim mesma passeando pelas florestas de bétulas tão comuns no solo russo e tão bem descritas.  Ao viajar para aquele país, quis conhecer essas florestas, que ficam bem perto de Moscou, e tive ainda a felicidade de ver os perfumadíssimos lírios do vale, cujas florezinhas se assemelham a sinos.  Quem me acompanhou na viagem à Rússia (que, por preguiça, ainda não conclui), verá que num dos posts pus uma foto dessa flor, símbolo da Rússia.

E agora me entristeço e choro ao pensar que os incêndios devem ter exterminado essa flor tão delicada, matado animaizinhos e devastado essas árvores grandes e esguias, de tronco esbanquiçado.  Faço um minuto de silêncio em honra desses mártires.

Choro agora, mas me consolo porque sei que a floresta vai se recuperar, os lírios vão brotar e, quando a floresta voltar a ser o que era, os animaizinhos regressarão ao seu habitat.  Em Chernobyl, pensava-se que o desastre nuclear destruiria a vegetação para sempre, mas não foi isso o que aconteceu.  Para surpresa geral, o mato e até as flores invadiram a usina atômica abandonada, apoderando-se do que, por direito legítimo, pertence à natureza.  E ela é muito mais forte que o homem.

Quando estive em Belém, há alguns anos, o que mais me impressionou foi testemunhar a força da natureza.  Era perceptível o vigor da floresta mesmo estando coberta pelo asfalto das ruas e estradas.  Pequenas, mas ameaçadoras rachaduras não deixavam dúvida - era a natureza lutando para se reerguer.  Um só vacilo e a floresta se regenera, voltando ao seu antigo esplendor.  E é isso que me consola quando ouço, com horror, falar das queimadas, das derrubadas de árvores.  De uma coisa tenho absoluta certeza: nós passamos, a natureza fica, porque é eterna.


3 comentários:

disse...

Oi Amiga,
Sim gosto muito de gatos... rsrsrss... tenho 7... rsrsrss.
Obrigada.
Não é incomodo nenhum, vou tentar. Tá?
Bom, você já tem a conta no site http://www.slide.com , já fez seu slide. Já escolheu o tamanho - para colocar na lateral do blog escolher tamanho pequeno. Para colocar no espaço das postagens= médio. Agora para colocar no blog você faz assim: Se deseja colocar fora da área de postagem, assim como fiz no meu blog, tamanho grande. Faça assim. Salve seu slide (SALVA - para obter código) está bem no final da página em uma tarja verde. Salva e abrirá outra janela. Preenche (DETALHES DO SLIDE). Salva novamente (SALVAR Slideshow). Abrirá outra janeta. Copie o código da caixa de texto que aparece e clique ctrol+C para copiar. Logo abaixo aparece as instruções para colocar no blog em forma de postagem. Mas se quiser fazer como o meu, faça assim: Você já copiou o código, vá para seu blog. Clica em DESIGN, depois clica ADICIONAR UM GADGET. Abrirá uma janelinha. Clique em HTML/JavaScript. Cole o código do slide e salve. Depois de salvo esta janelinha vai fechar. A tela volta para ELEMENTOS DA PÁGINA. Agora você só irá posicionar seu slide onde você desejar, basta arrastar dentro do layout do seu blog e salva.
Espero que tenha conseguido te explicar. Assim, parece ser complicado, mas é bem simples. Vai tentando sem medo. Se errar começa novamente. Eu errei muito até conseguir meu slide, pois não entendia nada de blog, não sabia mexer em nada dentro do blog, pensei até em desistir de colocar slide com medo de bagunçar meu blog. Você também vai conseguir.
Boa sorte.
Beijos.
Sô.

disse...

Ah! você pode editar quantas vezes quiser seu slide... O precedimento é o mesmo, sempre salvando para obter o novo código. Bjos. Sô.

disse...

Oi amiga. Fico feliz que conseguiu. Ficou LINDO!!! Flor é flor e encanta a nossa alma.
Sobre os gatos... me conta por email. Mas já estou torcendo para que tudo de certo... fico com peninha dos gatos.
Beijos,
Sô.

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...