sábado, 19 de setembro de 2015

DE PRIMAVERA E PASSARINHOS

Há algum tempo observo que o amor está no ar. Quando tomo meu solzinho pela manhã, vejo casais de passarinhos de todos os matizes, piando alegremente, voando de galho em galho e carregando uma palhinha no bico. Não há dúvida, estão fazendo ninhos. É a primavera chegando, a estação do amor. E eu me pergunto como pude perder tanta beleza durante tantos anos? Lá no Rio só tem duas estações no ano: Verão e Verãozinho. É só na serra que se vê todas as estações.

Quando falo de passarinhos e de ninhos me lembro de uma querida amiga que se foi. Ela me contou que uma vez viu uma passarinha carregando palhinha por palhinha pra fazer o ninho. Solidária, resolveu abreviar as viagens da passarinha. Pegou umas palhinhas e jogou lá dentro do ninho. Ah, pra quê? A passarinha virou uma fera. Jogou tudo pra fora e ficou piando sem parar. Se passarinho falasse...


Também eu levei uma bronca monumental de uma passarinha. Certa vez, no condomínio onde morava, veio a ordem de tirar as plantas da varanda. Estavam pintando o prédio. Uma passarinha tinha feito o ninho na árvore de Natal e lá estavam 3 pimpolhinhos. Quando ela se afastava, íamos olhá-los. Com todo cuidado e muito carinho, tiramos a arvorezinha da varanda, preocupadas com a mãe, que finalmente voltou e não encontrou seus filhotes. Ah, pra quê? Ela pulava de um lado a outro na balaustrada da varanda, irritadíssima. Se passarinho falasse...


Tivemos de carregar de volta a arvorezinha pra varanda, pra sossego de todos. E que se danasse a pintura. Aquela maezinha estava ali pra cumprir sua função biológica e não ia se afastar enquanto não a terminasse. E os pimpolhinhos já piavam famintos, querendo a mamãe.


E eu me lembro perfeitamente que era primavera. Me lembro com saudade que o amor estava no ar.

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...