terça-feira, 22 de novembro de 2016

TORCER A ORELHA E NÃO SAIR SANGUE


Minha mãe costumava usar esse dito, para nosso espanto de criança, porque não atinávamos com o significado. Com o tempo fomos entendendo, mas sempre achei curiosa a expressão "torcer a orelha e não sair sangue." Perguntávamos às outras crianças e elas também não sabiam. Desconfio que minha mãe inventava esses ditos, sempre que não encontrava algum que expressasse o que queria dizer. Outro dito da minha mãe era: "gato do que usa, cuida." Também só o tempo nos fez entender esse interessante ditado que, ao contrário do que você possa imaginar, significava: "quem é falso, sabe o que é falsidade" ou "quem rouba, sabe o que é ser ladrão". Agora imagina a nossa confusão infantil.
 
Toda essa digressão é pra dizer que ontem vi na TV o mordomo de filme de terror ou o conde drácula, como preferirem. Em sua arrogância, prepotência e antipatia, o medroso e covardão, que foge do povo com medo das vaias, justificava o fracasso dos seus 6 meses de governo, atribuindo-o à ex-presidenta Dilma. Quando Dilma falava que a recessão mundial iniciada em 2008 havia atingido o país, todo mundo dizia que era desculpa. E agora que o drácula culpa a Dilma, é o quê? Não vão bater panelas? Em 6 meses, o mordomo escolheu ministros que odeiam suas pastas. O da Saúde quer privatizar o SUS, o da Educação quer acabar com as universidades e demitir professores, o da Cultura já se declarou contrário a pasta e por aí vai. Como se não bastasse esse horror, o drácula ainda está vendendo a Petrobrás a preço de banana, está acabando com o Banco do Brasil e depois vai acabar também com a Caixa, além de privatizar os Correios. Enfim, ele está repetindo aquele filme de terror que vimos durante o período FHC e que só fez deixar o país ainda pior do que estava. Foi-se a Vale e outras empresas importantes para o país. Tudo isso está acontecendo e ninguém bate panelas. Que povo frouxo, sô!
 
Depois que o drácula acabar com o país, depois que ele vender todas as nossas riquezas, não vai adiantar chorar nem reclamar. Não vai adiantar nada torcer a orelha, porque não vai sair sangue.

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...