quinta-feira, 18 de abril de 2013

A democracia americana

A sociedade americana é tão doente, mas tão doente, que acabaram de prender um americano suspeito de mandar cartas contendo veneno para um senador republicano e para o presidente Obama. Não duvido nada que tenha sido um americano quem pôs as bombas em Boston. 

De vez em quanto, vejo a série documental "Pequenas Misses" e eu mesma me pergunto por que ainda assisto a esse tipo de programa. Acho que me custa muito, muito mesmo acreditar que mães e pais façam filhas tão pequenas - várias são bebês -, passarem por verdadeiras sessões de tortura (dentadura postiça, cílios postiços, sessões de cabeleireiro, etc., enquanto as crianças gritam de dor - é de chorar) para se candidatarem a um concurso. Não pensem que eles fazem isso só por vaidade, não. Muitos o fazem para ganhar dinheiro e garantir o ingresso dessas crianças à faculdade. Nessa sociedade rica, o pobre tem de se virar nos 30. Não é como aqui no Brasil que as melhores faculdades são públicas e o ingresso (agora, felizmente!) é verdadeiramente democrático e... de graça. Lá, o filho nasce e os pais têm de fazer poupança para a faculdade. E é, volto a dizer, um país ainda muito rico. Mas capitalista, na sua essência.


Se os pais submetem crianças pequenas a torturas inomináveis a culpa então é de quem, deles ou do governo? E por que essa sociedade é tão doente?


É recente a luta do Obama para dar aos pobres do país um pouco de assistência médica. Sim, lá a saúde é paga. Não é como aqui que, mal ou bem, é de graça. Lá, se o cidadão não tem plano de saúde, morre mesmo.
E tem gente que ainda reclama de viver num país socialista. 


Mas quem reclama? A oposição, que nunca fez nada pelo povo e que só fez mesmo vender empresas públicas rentáveis e dar sumiço no dinheiro. As oligarquias, alguns setores da classe média, que não aceita que o negro, o índio e o pobre "roube" a vaga do Júnior, a mídia concentrada nas mãos de poucos, que não suportam terem seus interesses contrariados.  


São esses aí que espalham infâmias e calúnias, que fazem o jogo do quanto pior melhor contra um governo democrático e socialista, que luta pelo bem-estar social.

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...