segunda-feira, 22 de abril de 2013

O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES

Uma vez, numa aula de catecismo, o padre explicava o milagre de Cristo na multiplicação dos pães: "O que Cristo fez foi o milagre de convencer os ricos a dividir a riqueza com os pobres. O pão é a metáfora."

O partido Conservador inglês vem impondo um "rígido controle fiscal" no país e com isso eles cortam o que consideram "gastos" nas áreas sociais. O resultado é o aprofundamento da pobreza, que atinge principalmente as crianças. Os especialistas vêm alertando para o perigo de tais medidas, sem contudo sensibilizar o ouvido dos ricos. 


Não faz tanto tempo assim, a gente ouvia falar muito nesse tal de "rígido controle fiscal" e sofremos as consequências funestas da aplicação dessa política na nossa economia. A gente acreditava que era preciso "deixar crescer o bolo para então dividi-lo" e hoje se sabe que pobre nenhum comeu sequer uma migalha desse bolo - nem sequer o viram de longe. 

O que me espanta é ver pessoas da classe trabalhadora, gente que luta com dificuldade, defender tais discursos, que vêm sempre embalados em papel cor de rosa. Eles se deixam seduzir pelos mesmos vilões que se disfarçam de "bonzinhos" e vendem o discurso dos ricos para os menos favorecidos. Esses defensores são sempre usadas como massa de manobra nas eleições. E não aprendem.


As grandes revoluções germinaram no seio da pobreza e da miséria. Mas o tempo passa e as grandes lições são esquecidas. É bom não darem corda demais para a fome e a miséria, porque muitos poderão ser enforcados.

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...