quinta-feira, 24 de novembro de 2016

VIDA NA ROÇA - O ESPLENDOR DA PRIMAVERA

Andei tão troncha com esse baixo-astral que desabou sobre o país que acabei não escrevendo antes sobre o espetáculo que foi a primavera este ano. Foi o melhor ano, desde que cheguei aqui e isso acalmou meu coração. Todo o esplendor primaveril está registrado na minha mente, já que não pude infelizmente fotografar. Mas eu olhava o jardim pelas vidraças e meus olhos se enchiam de felicidade. Ajudou-me na recuperação física e mental.

Vou começar pelas frutas. Pois é, dá fruta na primavera. "Em se plantando, tudo dá", já dizia Pero Vaz de Caminha. Nunca colhi tanta jabuticaba. Tem dois pés aqui em casa e eles sempre foram muito pão duros, só davam umas jabuticabinhas mixurucas. Resolvi botar tapete vermelho e as jabuticabeiras me presentearam com a fruta de que mais gosto. Me fartei. As amoreiras também deram tantos frutos que eu tive de congelar uma parte para fazer geleia. Comer fruta do pé é bom demais!

E a florada este ano foi incrível: a bunganvílea, os agapantos, a magnólia, a camélia, a glicínia, a sete léguas, as margaridas, os lírios da paz, os manacás, as hortênsias, as azaléas, os kalanchoes com seu vermelho intenso, o manacá da serra e agora que escrevo o grande manacá da serra, que fica bem em frente à sala de jantar, está todo florido. Isso sem falar que as sibipirunas também se encheram de flor, deixando no chão um tapete amarelo e marrom. E para coroar todo esse esplendor, essa maravilha da natureza, as orquídeas também floriram. De tirar o fôlego! A flor de outubro, que eu julgava perdida, mesmo depois de todo trato que dei nela, floriu como louca. Ah, que felicidade! O pé de tulipa da África cresceu muito e está quase uma árvore. O abacateiro me surpreendeu de crescido que está. Agora só falta o maracujá dar mais frutos na próxima temporada. Ele anda pisando na bola. Tapete vermelho nele também! E além de toda essa beleza visual, ainda tem a sinfonia dos pássaros.

A natureza, amigos, tem esse poder curativo e restaurador e eu acredito piamente que elas são um presente de Deus. Mas quem ama mesmo a natureza e reconhece sua força e encanto são os chamados irracionais, e eles a festejam a cada dia, como o sabiá laranjeira que canta agora. Bom dia, amigos!

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...