sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O verão do adeus a Bia - parte 1

As meninas estavam excitadas. Íamos acampar em Prado, no sul da Bahia, e elas anteviam a diversão e a oportunidade de terem o pai e a mãe juntos por uns dias. Na verdade, uma semana de sonho. A alegria e o rebuliço da partida talvez tenham impedido que as meninas ouvissem quando Bia, com ar triste e desolado, disse “adeus” ao nos despedirmos dela.

Prado era tudo o que haviamos sonhado: mar morno, sol que acariciava a pele, frutas exóticas, tranquilidade e muito sorvete. Nossa rotina diária consistia de tomar o café no camping, caminhar para explorar os arredores e depois mergulhar no mar de águas calmas. Para almoçar, bastava cruzar uma pontezinha rústica que nos levava ao restaurante do camping, onde já deixávamos a comida encomendada: moqueca de peixe. Um dia, quando passávamos pela ponte, a caçulinha perguntou inocentemente: “Você viu, pai, que minhocão?” Olhamos todos para trás. Era uma cobra tomando sol.

Depois do almoço e de uma caipirinha eu me espreguiçava na rede e tirava um cochilo. As meninas voltavam ao mar com o pai. À tarde, íamos à cidade tomar sorvete, sempre de alguma fruta exótica. Numa dessas nossas idas ao centro, ainda estacionando, a caçulinha, mal contendo a ansiedade, disparou porta afora, quase sendo atingida por um carro que passava. Não sei se foi o susto, mas desde esse dia comecei a sentir uma tristeza inexplicável.

Na volta para casa, a mesma tristeza me seguia e eu dizia ao pai das meninas: “Vai devagar que estou com mau pressentimento.” Felizmente, o retorno foi tranquilo e, mais animada, tomei o avião. Fui a Lima, ponto de partida de uma viagem inesquecivel. Ia continuar minhas férias por mais uns dias, enquanto as meninas voltavam às aulas. Não imaginava que nuvens negras e agourentas se aproximavam.

4 comentários:

Anônimo disse...

Janete queridona.

Menina, eu sei que voce é uma mulher de muitos talentos mas esse de escritora desconhecia. Voce tem o dom de passar para o leitor a expectativa da proxima postagem.
Um beijo nesse coração lindo e continue postando que lerei sempre.

Aurea disse...

Ai mas sou uma besta... fui eu que escrevi o post abaixo, Janete.
Aurea!!!!!!!!! rsrsrsrs

Aurea disse...

Ou melhor o Post acima. kkkkkkkk

Aurora Boreal disse...

Aurea, querida:
Obrigada,mas nem eu sabia que minhas postagens seriam tão bem recebidas. Beijo pra você também.

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...