sexta-feira, 8 de setembro de 2017

MICHELANGELO - UMA VIDA ÉPICA

Finalmente, terminei de ler o livro de Martin Gayford sobre um dos maiores gênios da Humanidade. Comecei a ler esse tijolo de quase 800 páginas faz tempo e demorei um tempão, porque só leio pela manhã, quando tomo meu solzinho. Eu bem queria comprar a tradução em português, por causa das gravuras, mas na época, há uns 8 meses, custava R$130,00 (hoje, "com inflação baixa", R$150,00). Tive de me contentar com a versão espanhola, pela qual paguei, pela Amazon, apenas R$30,00, na versão Kindle. Dou todos esses dados para os que se interessarem pelo assunto.
O autor dá uma visão quase psicológica do caráter excêntrico (e não podia ser de outro modo) de Michelangelo, contando sua vida e abordando, com riqueza de detalhes,sua magnífica obra. É leitura pesada, recheada de muita informação (tem mais de 1000 notas), porque requer idas e vindas no livro, para entender melhor os desafios da criação e os fatos históricos que determinaram a execução de cada obra. Interessantíssimo e eu recomendo a historiadores e/ou pessoas interessadas em arte e que tenham, acima de tudo, uma paciência à toda prova. Para esses, a leitura valerá a pena.

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...