sábado, 23 de fevereiro de 2013

FELIZ ANIVERSÁRIO, MAMÃE

Há dias venho pensando no seu aniversário. Ontem, estava tão distraída que só fiz bobagens. Mas hoje acordei com vontade de lhe fazer uma visita. Pensei em lhe levar flores, mas você sempre as detestou. Aliás, você é a única mulher que conheço que não gosta de flores. Sempre achei isso estranho.

Lembro de uma vez que você ganhou um belo corte de tecido cheio de flores. Eu o achei lindo, mas você o odiou e nunca fez nada com aquele tecido. Teria ficado lindo em você. O fundo era branco e as flores tinham um desenho suave. Aquele tecido daria um agradável contraste à sua pele morena, ao seu tipo mediterrâneo. Não me lembro o que você fez com aquele tecido. Só me lembro que você xingou seu parceiro de tudo que era nome. Você tinha um gênio terrível, mãe. Não tinha papas na língua e não se importava de magoar ninguém.

Hoje em dia, vejo que tenho muito de você, apesar de ter passado a vida inteira tentando ser completamente diferente. É incrível o que o sangue faz na vida da gente...

Mas eu fui visitar você, mamãe, porque precisava lhe dizer algo muito importante. Fui pedir seu perdão por não ter tido paciência com você nos seus últimos dias de vida. Eu sabia que você estava no fim. Você também sabia. Ficamos, ambas, estressadas. Eu me vi sozinha cuidando de você, sem saber o que fazer. Só sentia um nervosismo enorme. Perdão mais uma vez, mãe.

Também fui lhe dizer que entendia que você não gostasse de mim. Vamos ser sinceras, mãe. A gente não se amava. Não sei como começou, se fui eu com minha independência, e você gostava que a gente dependesse totalmente de você, ou se fui eu que a rejeitei. O fato é que eu olhava para você e não a via como minha mãe. Não pude lhe dar afeto e também não o recebi de você. Uma vida é curta demais para se saber tudo, perdoar tudo, aceitar tudo. A vida passou, mãe, e a gente mal se conheceu. Infelizmente.

Mas vamos deixar isso pra lá. Hoje é seu aniversário. Hoje você faria 85 anos. Que pena que não esteja aqui para festejar. Você gostava de festas, gostava da vida. Lamento sua morte, mãe. Só desejo que tenha encontrado a paz e o descanso, depois de tantos anos de luta.

Feliz aniversário, mãe.

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...