terça-feira, 19 de março de 2013

AS TRAGÉDIAS NOSSAS DE CADA DIA


Cada vez que tragédias como as de Petrópolis acontecem todo mundo se pergunta: por quê? Entra ano, sai ano e nada muda. Acho que tenho pelo menos parte da resposta.

A moça que fazia faxina na minha casa recebeu tratamento dentário de graça para ela e os filhos, com a condição de votar no candidato que a patrocinava. Veja bem: não é uma moça pobrezinha. Vive bem, tem casa própria e se veste muito bem. Ela não hesitou em aceitar o "presente". Boicotou o futuro dos filhos dela, por pura ignorância e de nada adiantaram meus argumentos.

É preciso ensinar cidadania nas escolas, ensinar a Constituição Brasileira para que nunca mais apareçam candidatos calhordas como esse aqui de Teresópolis, e nem as futuras gerações votem neles.

É preciso que as pessoas se animem a filiar-se a um partido e entrar na carreira política, mas não sem antes se preparar bem e entender que aquilo lá não é um empregão, mas que ele ou ela é um servidor do povo que o elegeu. É preciso idealismo e coragem.

O que vejo é que até pessoas de bom nível cultural e intelectual não entendem como funciona a máquina pública e não conhecem nada da Constituição Brasileira. Vejo isso nos posts que circulam por aí. Eu também não entendia, mas aprendi.

Há muita gente que não sabe o que é Executivo, Legislativo e Judiciário. Aí culpa a Prefeitura por um problema do Estado ou culpa o Governo Federal por um problema Estadual ou Municipal. Em suma, confudem tudo.

Não é de se admirar que as coisas continuem como sempre estiveram. Há uma preguiça, uma inércia inexplicáveis no povo brasileiro.

Tô indo pra Marte. Cansei.

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...