domingo, 10 de março de 2013

O PAÍS DA LEI DE GÉRSON

 Vejo rolar muitos posts no Facebook, indignados com a corrupção. É um tal de "abaixo Sarney", "fora Renan", mas vocês já pararam para analisar a sociedade em que vivem?

Pois eu vou lhes contar uma história de um casal classe média, gente comum e cumpridora de seus deveres fiscais, sociais, etc. Esse casal vive num condomínio dentro de uma reserva florestal. 


Um dia, quiseram construir uma piscina, mas teriam de derrubar uma árvore. O mateiro, a quem consultaram, deu a solução: era só ir à Secretaria de Meio Ambiente e dizer que iam apenas podar a árvore. A Secretaria, disse o mateiro, não tem gente pra fiscalizar. E esse casal não hesitou em derrubar uma árvore para satisfazer sua vontade de lazer.

Na Inglaterra, ninguém viaja de trem sem comprar a passagem no caixa automático. Não passa pela cabeça do inglês viajar de graça, porque ele pensa na sociedade, no bem comum. Não há fiscalização, mas todos cumprem seu dever.

É por isso que fico irritadíssima quando vejo esses posts, porque, pra falar de corrupção, de desmandos, temos primeiro de cumprir nosso papel de cidadão. Antes de criticar o prefeito, o cidadão tem que aprender onde jogar o lixo. Temos de parar com essa "lei de Gérson" que se grudou no nosso inconsciente.

E, olha, faça-me o favor! Querem enganar quem?

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...