sexta-feira, 29 de agosto de 2014

VOCÊ SE LEMBRA?


É incrível o que o tempo faz com a memória das pessoas.
Alguns conhecidos viajam pra Europa, Estados Unidos, América do Sul quase todo ano. Alguém lembra que 12 anos atrás os aeroportos ficavam às moscas?

Vejo todo mundo saindo e se divertindo. Alguém lembra que 12 anos atrás estávamos todos de cara amarrada, sombrios? Ipanema e Copa, centros de diversão carioca, não tinham movimento. Era fácil chegar em qualquer bar e restaurante e conseguir lugar. Hoje, vivem cheios. Ninguém consumia nada há 12 anos. Nos supermercados, os carrinhos viviam quase vazios. Eu me lembro que fui ao teatro uma sexta-feira à noite e Ipanema estava quase às escuras. Deprimente! Aquilo me chocou. Mas, claro, funcionário público ficou 8 anos sem um aumentozinho sequer, no governo FHC. Você se lembra?

Quem tem boa memória valoriza as conquistas que tivemos nos últimos 12 anos. Valoriza as viagens, os novos aeroportos, as estradas sem buracos e reconhece que sim, houve um enorme avanço. Tivemos um ano quentíssimo de seca em vários rios, alguém ficou sem luz? Lembram dos apagões da era FHC?

Quem não tem boa memória, ameaça levar o país de volta a essa época tão infeliz de nossas vidas. Há o perigo de voltar aqueles economistas que só faziam o bolo dos banqueiros crescer. Os mesmos que confiscaram a nossa poupança. Você lembra? O nome André Lara Resende lhe faz lembrar alguma coisa?

Raramente saio à noite e vivo uma vida muito simples, rodeada dos meus bichanos. Pra mim, tanto faz que ganhe A, B ou C, embora eu devesse votar naquele candidato que diz que vai melhorar os ganhos dos aposentados. Tudo mentira, claro, mas quanta gente não está sendo enganada? Mas não penso em mim, penso no país que está prestes a ser entregue aos banqueiros, que vai virar um cassino. Penso no nosso petróleo que, não duvide, vai para os ávidos americanos, comprometendo o futuro de milhões de brasileiros que dependem desse recurso para a saúde e a educação. A Petrobrás quase virou Petrobrax. Você se lembra? Pois esta ameaça agora, mais do que nunca, existe.

Sinto como se estivesse vivendo os dias terríveis que precederam a eleição de Fernando Collor. Deu no que deu e Sarney assumiu, lembra? Lembra que a inflação chegou a 84% ao mês? A propósito, você sabe quem é o vice do seu candidato? Investigou o vice?

Naqueles dias assombrosos, numa viagem a São Paulo, consultei uma pessoa influente, que me recomendou tirar o dinheiro da poupança e avisar aos meus amigos mais próximos. Ninguém acreditou em mim. Eu me safei, mas foi triste ver o desespero das pessoas.

Acho que é assim mesmo. Ninguém quer acreditar. Então, é ver para crer.

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...