sexta-feira, 4 de agosto de 2017

VIDA NA ROÇA - A LIÇÃO DA CEREJEIRA EM FLOR


Foi graças ao amigo Anilton Soares que realizei um grande sonho: ter um pé de cerejeira. Ele me deu uma muda, e eu cuidei dela com muito carinho, até virar uma árvore frondosa sob a qual me sentava para minha leitura diária. No ano passado, metade das folhas caíram e foi nessa metade que as flores se abriram. Ah, foi uma festa!
Neste ano, aguardei ansiosa o ciclo da cerejeira. Primeiro ela joga fora todas as folhas antigas, amarelecidas, até ficar totalmente desnuda. É triste vê-la assim sem folhas, com os galhos secos e pontudos, como bracinhos a pedir ajuda. Cheguei a pensar que minha cerejeira estava morrendo e, durante um bom tempo, nada me convencia do contrário. Eu me perguntava o que tinha feito de errado com a minha árvore tão querida e me preparava para a terrível perda. Foram semanas de incerteza e angústia, até que um dia percebi que pequenos brotos surgiam nos galhos. A cerejeira é muito vaidosa e leva tempo se preparando para florir. Mas floriu. No início, ela é só flores e os passarinhos chegam em bandos para sugar-lhes o néctar. Dias depois, chegam as abelhas e quem passa pela cerejeira escuta o barulhão dos zumbidos. Uma festa gastronômica! A cerejeira não é apenas linda, mas também generosa no banquete aos seus convidados. Depois de alimentar passarinhos e abelhas, as flores começam pouco a pouco a cair, cumpriram seu ciclo, e aí voltam as folhas novas e verdinhas. Daqui a pouco, quando as folhas crescerem um pouco mais e o verde se intensificar, vou voltar a sentar-me à sombra da cerejeira e ler meu livro.

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...