segunda-feira, 29 de julho de 2013

CINEMA

 CÉSAR DEVE MORRER
 "Depois que conheci a arte, esta cela se tornou uma prisão". Com essas palavras termina o maravilhoso filme semi-documental dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, CÉSAR DEVE MORRER (Cesare deve morire, 2012). Na prisão de segurança máxima de Rebibbia, em Roma, assassinos, traficantes e ladrões encenam "Júlio César", de Shakespeare, com adaptação livre e em seus dialetos de origem. Emociona o discurso de Marco Antônio no funeral de Júlio César: "O mal que o homem faz sobrevive à sua morte; o bem é sempre enterrado com seus ossos". A obra de Shakespeare já foi encenada inúmeras vezes e a gente pensa que não há mais novidade. Daí surgem os irmãos Taviani para provar o contrário, apresentando a obra com novas cores e fazendo surgir novas emoções. Uma obra de arte que ganhou o Urso de Ouro do Festival de Berlim 2012.

 FILANTROPICA
Acabo de assistir a outro filme romeno FILANTROPICA, 2002, do diretor Nae Caranfil, considerado por alguns como a melhor obra cinematográfica da Romênia, embora não tão premiado como outros filmes do país. É a história do professor de literatura Ovidiu Gorea (Mircea Diaconu), que não se realiza nem na profissão e nem como escritor - o único livro que escreveu só vendeu 3 exemplares. Gorea já está na metade dos seus 40 anos e não consegue se bancar sozinho - vive com os pais. Sua frustração aumenta quando conhece uma belíssima mulher, Diana (Viorica Voda), e percebe que não tem nem dinheiro para levá-la a um restaurante. É aí que conhece o estelionatário, Pavel Puiut (Florin Zamfirescu), que lhe ensina a ganhar dinheiro fácil dando golpes em restaurantes, ao lado de uma falsa esposa, Miruna (Mara Nicolescu).
A ironia é que ao se fazer de vítima em suas tramóias, Gorea é na realidade uma vítima de verdade do próprio sistema injusto do seu país, que paga um salário miserável ao professor.

CINEMA

DITADURA CEAUSESCU
Finalmente, consegui ver o ótimo filme romeno 4 MESES, 3 SEMANAS E DOIS DIAS (4 luni, 3 saptamâni si 2 zile, 2007), do diretor Cristian Mungiu, vencedor de vários prêmios internacionais, entre eles a Palma de Ouro de Cannes, em 2007.
Na Romênia de 1987, o regime brutal e repressivo de Ceausescu proibe o controle da natalidade e pune o aborto com a pena de morte. Gabita (Laura Vasilu) está grávida de quase cinco meses. Em desespero, envolve a amiga e colega da quarto, Otilia (Anamaria Marinca), no aborto executado por Bebe (Vlad Ivanor) que, além de cobrar um valor absurdo, ainda exige fazer sexo com as duas moças.
O filme me fez reviver a sensação sufocante que senti ao cruzar as fronteiras da República Tcheca (na época Tchecoslováquia) e depois Hungria, um ano após a queda do Muro de Berlim. O ar era pesado e a gente não entendia como as pessoas conseguiram sobreviver a um regime tão controlador. Dez anos depois, fui à Rússia e a mesma atmosfera predominava.
Foi essa mesma sensação que senti vendo o filme ainda agora. Para mim, uma obra de arte cobra um alto preço de quem a vê. O filme é assim.


SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Já disse algumas vezes que o filme bom é aquele que você leva pra casa. É o caso de "L'UOMO CHE VERRÀ (O Homem que virá), 2009, do diretor Giorgio Diritti, que me deixou pensativa o dia inteiro.
Embora os personagens sejam quase todos fictícios, a história é real. Fala do Massacre de Marzabotto ocorrido em 1944 em Marzabotto, província de Bologna, quando soldados alemães, para vingar o ataque dos partisans às suas tropas, mataram 1830 camponeses, entre eles muitas crianças, mulheres e idosos. Um dos mais graves crimes de guerra contra civis.
Martina (Greta Zuccheri Montanari) é a menina que conduz a história. Ela perdeu o irmão mais novo e, desde então, ficou muda. Mas a mãe espera outro bebê e é nesse período que se desenrola a história, até a chegada dos soldados alemães e o massacre.
O filme ganhou o prêmio máximo do cinema italiano, o David di Donatello, entre outros prêmios internacionais. Mereceu.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

VIDA NA ROÇA - PAPA FRANCISCO - OS PASSARINHOS SE ALEGRAM COM A SUA CHEGADA!!!!


Acho que a passarada está em festa. Desde ontem, eles estão numa baita euforia. Não param de cantar.
Devem estar alegres com a chegada do Papa Francisco. 


É lindo demais.


Bem-vindo, Papa Francisco!!!!

VIDA NA ROÇA - PASSARADA

Quem vive rodeada pela mata Atlântica, como eu, e acorda bem cedinho, se emociona a cada amanhecer. Ninguém celebra mais o nascer do dia que os passarinhos. Todos cantam de uma só vez e é maravilhoso escutá-los. Desde que vim morar aqui, já não ouço mais música, porque nenhum compositor, por mais Mozart que seja, jamais compôs sinfonia mais linda. 

"Tem alvorada, tem passarada ao alvorecer, sinfonia de pardais anunciando o anoitecer..."


domingo, 16 de junho de 2013

O POVO TEM RAZÃO: A INVEJA É UMA MERDA!

Antes, diziam que o governo não conseguiria construir todos os estádios a tempo para as 2 Copas. E o governo conseguiu. 

O termômetro da inveja foi às alturas.


Agora, dizem que o dinheiro investido nos estádios seria melhor empregado na educação e na saúde, e ainda têm o descaramento, o mau caráter, de fazerem posts em inglês, pedindo aos turistas que não venham à Copa. 


Para começar, quem acha que os estádios custaram uma fortuna deve protestar junto ao Tribunal de Contas. É para lá que as contas vão. Não perca seu tempo: proteste no lugar certo. Em frente aos estádios, é só mesmo para aparecer na TV ou então por burrice de quem não conhece nada do país onde vive. 


Quanto a investir em educação e saúde, é exatamente isso que o governo tem feito, mas é incapaz de acabar com desmandos de séculos. Vai levar tempo.


Você lembra da CPMF, o imposto do cheque? Esse imposto foi criado em 1996 como Fundo Nacional da Saúde. O governo FHC teve essa grana na mão durante 8 anos, sem contar os bilhões das privatizações, para melhorar a saúde. E você notou alguma melhora? Não, né? E por que não protestou naquela ocasião? O imposto acabou em 2007 e você também não protestou, não é mesmo? 


A classe média, que vai às ruas protestar, tem plano de saúde e ganha carro novo do papai quando passa no vestibular. Não está nem aí para os pobres. Aliás, nunca estiveram e até reclamam quando eles têm algum ganho social.  


PORTANTO, AS VAIAS DIRIGIDAS À NOSSA PRESIDENTA SÃO MESMO FOMENTADAS PELA INVEJA. INVEJA DE QUEM PROMETE E CUMPRE. E A INVEJA, COMO DIZ O POVO, É UMA MERDA!!!!

terça-feira, 4 de junho de 2013

O CORPO COMO METÁFORA

“Nenhum animal transforma voluntariamente, como o homem, o seu próprio corpo: extraindo os dentes, amputando os membros, perfurando os órgãos, derramando o sangue, deformando o crânio”
("Tabu do Corpo", José Carlos Rodrigues)
O que leva uma pessoa a fazer tantas plásticas? O livro A NEW KIND OF BEAUTY levanta a questão: ”Quando refazemos nós mesmos, estamos revelando nosso verdadeiro caráter, ou estamos arrancando nossa própria identidade?” 
Para Philip Toledano, autor das fotos, significa que estamos criando um novo tipo de beleza. 
E você, o que acha? Falta de autoestima? 
 


segunda-feira, 22 de abril de 2013

O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES

Uma vez, numa aula de catecismo, o padre explicava o milagre de Cristo na multiplicação dos pães: "O que Cristo fez foi o milagre de convencer os ricos a dividir a riqueza com os pobres. O pão é a metáfora."

O partido Conservador inglês vem impondo um "rígido controle fiscal" no país e com isso eles cortam o que consideram "gastos" nas áreas sociais. O resultado é o aprofundamento da pobreza, que atinge principalmente as crianças. Os especialistas vêm alertando para o perigo de tais medidas, sem contudo sensibilizar o ouvido dos ricos. 


Não faz tanto tempo assim, a gente ouvia falar muito nesse tal de "rígido controle fiscal" e sofremos as consequências funestas da aplicação dessa política na nossa economia. A gente acreditava que era preciso "deixar crescer o bolo para então dividi-lo" e hoje se sabe que pobre nenhum comeu sequer uma migalha desse bolo - nem sequer o viram de longe. 

O que me espanta é ver pessoas da classe trabalhadora, gente que luta com dificuldade, defender tais discursos, que vêm sempre embalados em papel cor de rosa. Eles se deixam seduzir pelos mesmos vilões que se disfarçam de "bonzinhos" e vendem o discurso dos ricos para os menos favorecidos. Esses defensores são sempre usadas como massa de manobra nas eleições. E não aprendem.


As grandes revoluções germinaram no seio da pobreza e da miséria. Mas o tempo passa e as grandes lições são esquecidas. É bom não darem corda demais para a fome e a miséria, porque muitos poderão ser enforcados.

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...