domingo, 22 de maio de 2011

Cientistas dizem que a busca pela "partícula divina" está perto do fim


Vocês sabiam que um grande experimento que será realizado até o final de 2012 provocará uma revolução na física? Os cientistas tentarão provar por que a matéria tem massa e a existência da gravidade - a chamada busca pela "partícula divina". Depois desse grande evento, o mundo não será mais o mesmo. Leiam a reportagem do The Independent.

Busca pela 'partícula divina' está perto do fim

Por Steve Connor, editor de Ciência
Quarta-feira, 18 de maio de 2011
A busca da chamada "partícula divina" que explicaria por que a matéria tem massa e há gravidade no Universo, pode terminar no final do próximo ano, é o que prevê um proeminente cientista envolvido no projeto.

Rolf-Dieter Heuer, diretor-geral da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern), perto de Genebra, disse que se a partícula subatômica conhecida como bóson de Higgs existe, como prevê a teoria, então o experimento Grande Colisor de Hádrons (LHC) vai detectá-la até o final de 2012.

No entanto, se o experimento LHC não encontrar a evidência de Higgs, isso significará que algo ainda mais misterioso deve explicar massa e gravidade. Tal hipótese levaria, inevitavelmente, ao abandono das regras de ouro da física, conhecidas como o "modelo padrão", que foram estabelecidas há décadas, revelou o Dr. Heuer.

"Estou bastante confiante de que, no final de 2012, teremos com o bóson de Higgs uma resposta para a pergunta de Shakespeare: Ser ou não ser? Mas não encontrar o Higgs não significa um fracasso, ao contrário. Se ele não existir, e por isso não o encontrarmos, então temos de descobrir outra coisa que ocupa a função de Higgs, ou seja, desistir da massa para partículas elementares."

O LHC foi construído num subsolo de 100m em um túnel circular de 27 km de comprimento, para proteger os equipamentos sensíveis do ambiente externo, que poderiam ser afetados em consequência do bombardeio de dois feixes de prótons viajando em direções opostas a 99,999999 por cento da velocidade da luz. Ao ampliar o poder dos feixes de prótons, os cientistas esperam criar colisões altamente energéticas que provarão a existência do bóson de Higgs, se ele existir.

Guido Tonelli, que trabalha em um dos conjuntos de detectores ligados ao LHC, disse a física estava entrando em um "momento mágico", que poderia mudar a nossa forma de ver e compreender o mundo e o universo mais amplo. "A física não será a mesma depois de 2012. Isso provavelmente mudará a nossa visão do mundo. Haverá um impacto sobre o futuro, dependendo do que descobrimos."

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...