domingo, 11 de julho de 2010

Para Patricia, com amor

Patricia foi a primeira grande emoção da minha vida.  Eu ainda me lembro, como se fosse hoje, do dia em que a tomei nos braços pela primeira vez.  Era uma menininha cabeluda, rosada, gordinha (nasceu com quase 4kg) e de olhos bem arregalados.  Em minha imaginação, ela me olhava com curiosidade.  Mas acho que Patricia é assim mesmo: curiosa.  E curiosidade é irmã da inteligência.

Além de curiosa, Patricia gosta de detalhes, de precisão.  Às vezes, chega a tomar as palavras ao pé da letra.  Isso me faz lembrar de quando ela tinha apenas 2 anos e já falava perfeitamente.  Patricia adorava uma calça comprida marrom, com as barras bordadas de bichinhos.  Queria usá-la dia e noite.  Um dia, ao sairmos, ela pediu para botar a roupa de que tanto gostava, e aí percebemos que estava curta.  Eu lhe disse que não seria possível, porque a calça estava pescando siri.  Patricia levantou os olhinhos inocentes e perguntou: quando ela acabar de pescar siri eu posso usar?

Ainda aos 2 anos, fizemos uma viagem de carro.  Eu ia no banco de trás com ela e contava-lhe sua história preferida, Chapeuzinho Vermelho, exatamente como era contada no disquinho que Patricia não se cansava de ouvir.  Eu tinha o cuidado de reproduzir tudo fielmente.  Naquele dia, porém, errei ao falar uma palavra.  Patricia se irritou e me corrigiu: não é dormindo, mãe, é cochilando.

Desde muito cedo, Patricia demonstrou ser também diplomática e cuidadosa com as palavras.  Felizmente, ao contrário de mim.  Aos cinco anos, ela ganhou de presente uma bolsa que queria muito.  Tirou uma soneca à tarde e, quando acordou, viu que a irmã brincava com o brinquedo que acabar de ganhar do pai.  Ao invés de arrancá-lo da irmã, como algumas crianças costumam fazer, ela perguntou ao pai: você também comprou uma bolsa igualzinha a minha para a Luciana?

Minha querida filha mais velha me deu muito trabalho na adolescência, mas também me fez crescer muito com seus argumentos inteligentes e sua perspicácia.  Algumas vezes tive de parar e refletir sobre as coisas que ela me dizia.  Obrigada, filha, por ter-me feito uma pessoa melhor. 

Passado esse período turbulento, Patricia só me deu alegrias e eu sinto muito orgulho de ser sua mãe.  Neste dia tão especial para mim, para você, para suas irmãs e seu pai, para sua família, para todos os seus amigos, que são muitos, queria dizer mais uma vez que te amo, que você é tudo para mim.

2 comentários:

petloveshaon disse...

Parabéns irmã...vc merece tudo de melhor!!!
Ela é tudo isso mesmo,a mais sensata e equilibrada desde pequenininha!!!

Patricia Peternel disse...

E eu continuo cabeluda e gordinha - rosada so quando rio, AHAHAHAHAHA Muito obrigada mae, por essa linda homenagem! Amo voce e toda minha familia, cada um de certa forma contribuiu para eu ser a pessoa que sou! Beijos!

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...