terça-feira, 15 de junho de 2010

O Hermitage

Antes de ser a belezura que é hoje, São Petersburgo era um pântano insalubre.ao longo do rio Neva, no golfo da Finlândia.  O czar Pedro, o Grande, foi chamado de louco quando decidiu construir a cidade naquele local em 27 de maio de 1703.  E a primeira coisa que fez foi erguer a fortaleza de Pedro e Paulo para bloquear o avanço sueco na região.Construída às margens do rio Neva, sobre centenas de ilhas de todos os tamanhos entrecortadas por canais, a cidade ganhou o apelido de Veneza do Báltico.

No dia seguinte à nossa chegada a São Petersburgo, fomos visitar o Museu Hermitage.  Caminhamos pela avenida Nevskyi Prospekt, onde se concentram o comércio, hotéis e todo o burburinho da cidade. .

O Museu Hermitage é a principal atração turística da São Petersburgo. Nenhum outro local na Rússia e poucos do mundo tem coleções de arte tão preciosas quanto às que estão expostas lá. Construído entre 1754 e 1762, graças à czarina Catarina a Grande, seu acervo hoje chega a 2,7 milhões de peças, cobrindo um período que vai do Egito antigo até a Europa do século 20. Em destaque, estão obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rembrandt, Van Gogh, Matisse, Gaugin e Rodin. O principal prédio do conjunto é conhecido com Palácio de Inverno, pois foi uma das residência dos czares russos.

Entrar no Hermitage é se sentir pequeno, inferior, feio diante da imponência que começa logo na longa escadaria de mármorè.  ´Nossa visita ao museu durou pelo menos 3 horas e pudemos apreciar as principais coleções.  Externamente o prédio do Hermitage é igualmente belíssimo, e mesmo numa cidade repleta de belezas arquitetônicas, o palácio verde e branco, em estilo barroco, destaca-se por suas dimensões e majestosidade. Ao todo o prédio tem 1786 portas, 1945 janelas e 1057 salões ricamente adornados.

Em frente à Praça do Palácio - Dvortsovaya Ploshchad - destaca-se a Coluna de Alexandre -Aleksandrovskaia Kolonna - sólido monolito de 600 toneladas e 50 m de altura, comemorativo da vitória de Alexandre II sobre as tropas de Napoleão Bonaparte. No topo da coluna, um anjo segura uma cruz e consta que o rosto do anjo foi modelado de forma a reproduzir as feições do imperador.

Depois de nos impressionarmos com o Hermitage (Eu senti uma enorme emoção, porque conheço a história dos czares que moraram no palácio e estava, naquele momento, realizando um grande sonho) a filha do meio quis se juntar a um grupo que saía para almoçar.  Acompanhei o grupo, mas não gostei do restaurante: era um fast food  Não fui à Rússia para comer comida americana.  Frustrada mas não vencida, resolvi fazer meu próprio programa.  Andei em direção à catedral de Santo Isaac e descobri, bem em frente, pequenos quiosques que serviam bebida e comida ao ar livre.  Tomei uma cerveja embaixo do sol brilhante que fazia naquele início de tarde.  Já no primeiro gole fui invadida por uma sensação de paz e alegria que a gente sente quando os olhos se enchem de beleza e o coração transborda de felicidade.

Reconfortada, voltei caminhando em direção ao hotel.  No caminho, não resisti ao ver um cartaz anunciando caviar e cerveja por um preço baratíssimo.  Em que lugar do mundo e em que circunstância eu iria ter essa mesma oportunidade?  Quem sabe faz a hora.... Entrei no restaurante e degustei aquele caviar magnífico, inesquecível.

Sim, São Petersburgo era linda e o mundo, maravilhoso.  O sol não se punha nunca e eu só ia ao hotel tomar um banho e trocar de roupa.  O dia estava só pela metade.  Muita coisa ainda ia acontecer...