sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ich bin von Kopf bis Fuss auf liebe eingestellt


Ich bin von Kopf bis Fuß
Auf Liebe eingestellt,
Denn das ist meine Welt.
Und sonst gar nichts.
Das ist, was soll ich machen,
Meine Natur,
Ich kann halt lieben nur
Und sonst gar nichts.

Ela vai logo avisando e não deixa dúvidas: "Da cabeça aos pés, sou feita para o amor.  É minha natureza e nada posso fazer."   Ele ouve embevecido e passa ao largo do aviso.  Vai ter início o duelo entre Eros e Thanatos.

Ele entrega-se da cabeça aos pés à sedutora que vai destruí-lo, esmagá-lo até reduzi-lo ao nada.  Mas nada disso importa, desde que ele esteja ao lado desse anjo de mulher, por quem nutre uma paixão avassaladora.  A solidão foi lentamente preparando este homem para o aniquilamento.  Ele vai desprezar tudo o que chamam de respeito, dignidade, amor próprio para se entregar à deusa que lhe acena com a promessa de uma paixão intensa.  E caminha rumo à destruição total.

Esta é, em síntese, a sinopse da obra prima cinematográfica "Der Blaue Engel - O Anjo Azul", do diretor alemão Josef von Sternberg, baseada no romance de Heinrich Mann "Professor Unrat" - Mann usa, ironicamente, a palava "unrat" (lixo, em alemão) para sobrenome do professor -, tendo como protagonistas Marlene Dietrich (como a sedutora Lola Lola) e Emil Jannings (como o professor Immanuel Rath). 

E este é também o tema de "Passione", em que Mariana Ximenes (estupenda como Clara) revive o Anjo Azul, seduzindo inapelavelmente Totó (Toni Ramos).  Ele sabe que ela não o ama, que quer destrui-lo, mas nada disso lhe importa.  A solidão tornou-o faminto de afeto, carinho, amor.  Mas também o fez ficar cego, surdo e mudo.  Todos os seus sentidos se concentram na paixão avassaladora que sente por Clara.

Na fusão narcísica da paixão, o mundo desaparece.  O sujeito para a ser o mundo e o mundo é a extensão dele.  É o narcisismo primário a que Freud se referia, em que o apaixonado deseja formar um todo indissolúvel com o objeto do seu amor.

A diferença entre "O Anjo Azul" e "Passione" é que, como folhetim e tendo uma audiência que não vai aceitar a destruiçao do protagonista, Totó certamente será salvo.  E isso já está acontecendo.  Ele já conheceu outro Anjo, também de doces olhos azuis, que vai resgatá-lo das garras de Clara e lhe mostrar o caminho do amor. 

E este é, para mim, o grande abismo entre cinema e TV.

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