sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Saudade do Raul - final

Acompanhei a vida da Solange à distância. A vida nos separou. Poucas vezes nos encontramos, mas já não era como antes. Ela sorria e lembrava dos nossos tempos de teatro. Falava frequentemente do seu personagem Raul, que afinal nunca conseguiu se expressar, porque Solange quase não lhe dava voz. Ela parece ter se fixado nos dias felizes da nossa infância e foi com surpresa que percebi o quanto o teatro tinha sido importante na vida dela.

Os pais já não tinham a situação financeira confortável de antes e acho que ela deve ter enfrentado dificuldades para criar os meninos. Mas ela deve ter falado do teatro com eles, porque soube que o caçula virou ator. Eu vivia sempre pensando no futuro e as histórias do passado não me interessavam muito. Nossos encontros foram breves e nunca nos reaproximamos.

Um dia de junho, poucos tempo depois do nascimento do meu neto, Solange morreu. Morreu cedo demais. Acho que a tristeza acabou com ela. Eu estava a milhares de quilômetros de distância e só soube da sua morte quando voltei. Não consegui chorar. Sempre tive inveja das pessoas que choram por qualquer coisa. Chorar foi sempre difícil pra mim. Passei a vida inteira sem chorar. Choro agora. Choro de saudade do Raul.

2 comentários:

Gilbert Magalhães disse...

Que lindo Janete,to muito feliz em saber um pouco da história de vocês e saber que Raul/ Solange ou vice-versa, não morrerá jamais. Carrego eles comigo no pensamento, no coração e na vida. Cada personagem que elaboro é uma homenagem a minha mãe, que como seus pais, sempre me deu força e me deixou à vontade na escolha dos meus objetivos, nunca se entrometeu em nenhuma das minhas decisões, lembro-me que uma vez ela me disse: - A VIDA É SUA, O PROBLEMA É SEU, NÃO VIVEREI PRA SEMPRE, FAÇA O QUISER, MAIS NUNCA ME ENVERGONHE. E disso eu, ela, qualquer familiar ou um vizinho qualquer que seja, não tem o que dizer de mim, que sempre tive o pé no chão (as vezes na lua, pois como todo artista sou um sonhador - rs). Fico por aqui, muito emocionado em saber o quanto essa guerreira foi importante pra você e pra Janilie também. Apesar da distância, gosto muito de vocês! Bj grande no coração!!!

Aurora Boreal disse...

Eu fico emocionada em saber que você gostou. Muito obrigada por suas palavras. Bjs.

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...