terça-feira, 23 de março de 2010

"Morte em Veneza" - parte 3


Aschenbach chega ao hotel no Lido sem se dar conta de que, quase ao mesmo tempo, o sirocco se aproxima, arrastando atrás de si uma epidemia de cólera. São os primeiros sinais da tragédia que se abaterá sobre o compositor. Mas o olhar predomina e tudo determina. E o olhar de Aschenbach é atraído para Tadzio (Björn Andrésen), um aristocrático adolescente polonês em férias com a família.

Ao vê-lo pela primeira vez, Aschenbach se deslumbra com a beleza e juventude do efebo e passa a segui-lo pelas ruas tortuosas de Veneza, em verdadeira obsessão. O jovem corporifica o ideal de beleza que Aschenbach almeja para suas obras. A quinta sinfonia de Mahler com seus acordes ao mesmo tempo romântico, de modulações trágicas, quase chegando ao fúnebre, segue os movimentos de Aschenbach. Thomas Mann, autor do livro homônimo, descreve o encontro:

“Aschenbach notou com espanto que o rapaz era de uma beleza perfeita. Seu rosto pálido, graciosamente reservado, emoldurado por cabelos anelados cor de mel, o nariz reto, a boca adorável, a expressão de seriedade afável, digna de um deus, lembrava uma escultura grega do período áureo, sendo que à mais pura perfeição da forma aliava-se um encanto pessoal tão exclusivo que o observador acreditava jamais ter encontrado, quer na natureza, quer nas artes plásticas, algo que se aproximasse de um acabamento tão feliz.”

Veja imagens de Tadzio enquanto ouve o quarto movimento (adagietto) da quinta sinfonia de Mahler :
http://www.youtube.com/watch?v=n2UYct17bFw&feature=related

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...