domingo, 9 de maio de 2010

Como evitar preocupações - parte 1

Tenho uma amiga que está enfrentando problemas muito sérios e foi ela quem me falou do livro de Dale Carnegie, "Como Evitar Preocupações e Começar a Viver".  Eu conhecia o autor, porque há muito li o famoso best-seller "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas".  Lembro-me de ter posto em prática o que ele recomendava e, para minha surpresa, tudo funcionou.  Na época, eu também vivia um momento difícil, mas no trabalho.  É interessante as coisas que podemos fazer com a nossa mente.

Apesar de conhecer Carnegie, não conhecia este livro sobre as preocupações.  Adquiri um exemplar (baratinho) e comecei a ler.  Carnegie tem um estilo limpo e direto, que prende logo a atenção e ele usa uma ferramenta de marketing muito interessante.  Ele pede ao leitor que leia pelo menos as 30 primeiras páginas.  Se não gostar, deve abandonar o livro imediatamente, e isso acaba se tornando impossível, à medida que  avançamos na leitura.  Já passei das 30 páginas e decidi dividir o que estou aprendendo.  Não é nada novo e nem excepcional.  Os conselhos que Carnegie dá são todos óbvios, o problema é que na correria e no estresse do dia-a-dia nos esquecemos de por cada um deles em prática.

Primeiro é preciso reconhecer que as preocupações nos causam doenças, porque elas terminam afetando todo o nosso organismo.  É por isso que a Yoga e a Acupuntura funcionam tão bem, porque elas restauram o equilibrio orgânico.  Mas se a preocupação persiste, nenhum tratamento consegue erradicar os efeitos que as doenças provocam em nós.  Posso garantir que isso é verdade, porque aconteceu comigo e com minha irmã.  Ambas sofremos de hipotireoidismo e temos de tomar hormônio diariamente.  Com o acidente que sofri, nossa dose de hormônio ficou inadequada subitamente e a causa estava no tremendo estresse que sofremos. 

No próximo post vou falar dos primeiros conselhos de Carnegie para evitar as preocupações.  Até lá tentem refletir sobre o que lhes preocupa e pensem se a preocupação é real ou imaginária.  Sejam felizes.

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...