quarta-feira, 26 de maio de 2010

Moscou - parte 9 - Metrô e Izmaylovo

No terceiro dia em Moscou conhecemos finalmente o metrô, aliás, conhecemos várias estações de metrô -  todas surpreendentemente lindas.  Tomamos o metrô logo depois do café da manhã para irmos fazer compras.  Eu estava aflita para adquirir umas matrioskas - as famosas bonecas russas.  O guia nos levou a um local onde havia milhares delas e a dificuldade era escolher qual levar.  Naquela época, 1999, as bonecas eram baratíssimas e acabei exagerando e comprando um monte.

Depois de estarmos neste lugar do qual não me lembro o nome, fomos finalmente para Izmailovo, onde há um enorme mercado em que se pode tanto comprar mais artesanato russo quanto provar as iguarias russas.  Na entrada do mercado, um grupo folclórico se apresentava e nos detivemos a olhar.

Não sei precisar quantas horas ficamos em Izmailovo, admirando tudo o que viamos e comprando, claro.  Saímos de lá já era tarde e voltamos ao hotel.  Nesse dia, o guia sugeriu que jantássemos num restaurante georgiano, um pouco distante de onde estávamos.  Foi uma longa caminhada até chegarmos a uma grande casa bem rústica, mas muito aconchegante.

Nosso grupo era formado de aproximadamente 10 pessoas, pelo menos.  Sentamos e nos deixamos levar pelas sugestões gastronômicas do guia.  A comida era deliciosa e o vinho, claro, georgiano.  Quando estávamos no meio da refeição, surgiu um grupo folclórico e a animação foi total.

Voltei para o hotel de táxi, pois já não aguentava mais.  Não bebera muito, mas estava cansada.  A filha do meio ficou com o grupo e eles voltaram a pé.  Ela me contou mais tarde sobre por do sol que presenciaram e o céu colorido que fez naquele entardecer.  Perdi essa beleza, porque me deixei vencer pelo cansaço.

No dia seguinte íamos conhecer um mosteiro que fica fora de Moscou.  Falarei dele em outro post.