segunda-feira, 24 de maio de 2010

Moscou - parte 8 - Sightseeing

No dia seguinte, uma boa surpresa nos esperava quando descemos para tomar o café da manhã.  Era impressionante as iguarias expostas no bufê.  Não resistimos.  Bem que quisemos experimentar todas elas, mas era impossível.  Prometemos continuar a tarefa no dia seguinte.

Satisfeitas e bem fornidas, embarcamos no ônibus que nos levou para uma visão panorâmica da cidade.  Passamos pelo parque Gorky e depois o ônibus estacionou perto do Arco do Triunfo moscovita, que fica na Avenida Kutuzov e foi erguido para comemorar a vitória sobre o exercito de Napoleão.   Dali seguimos até o Park Pobedy, ou o Parque da Vitória, imenso e deslumbrante.  Era domingo de manhã, dia em que se realizam os casamentos, segundo o costume de alguns países europeus.  Eu me lembrei de um dia em Roma, há muitos anos, quando passeava nas redondezas do foro romano num domingo pela manhã.  Fiquei impressionada com os vários casamentos que vi acontecendo nas igrejas.  Casais faziam poses para a câmara ao lado dos antigos monumentos romanos.  Tirei várias fotos desse dia e as tenho comigo até hoje.  Foi interessante ver, no Parque da Vitória, que os moscovitas vão até lá para fotografar o dia mais importante de suas vidas, as suas vitórias pessoais.  Era visivel que muitos deles vinham de longe e se notava entre eles gente muito simples.  Uma coisa que nos impressionou - mais do que isso talvez: nos deixou boquiabertas-, é que várias dessas pessoas, homens e mulheres, ao sorrir, exibiam dentes de ouro, que reluziam ao sol. 

Estou falando de uma viagem feita há 11 anos e é difícil lembrar a sequência correta dos eventos.  Tentei buscar orientação no mapa da cidade, mas os que encontrei na web estão em russo.  De modo que não posso dizer com precisão se o o Parque da Vitória é perto do Arco do Triunfo, mas tenho quase certeza que sim.  Lembro perfeitamente de que quando saímos do ônibus o guia nos mostrou o Arco, que estava próximo.  Andamos um pouco e chegamos ao imenso Parque da Vitória.  Antes, porém, tínhamos visitado outros parques de rara beleza, dos quais já não me lembro o nome, infelizmente.  Devia ter escrito este relato há onze anos...

Se não me engano, foi nesse mesmo dia que fomos à Árbat, lugar que reúne comércio, badalação e cultura.  Mas sobre isso falarei em outro post.

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...