segunda-feira, 10 de maio de 2010

Como evitar preocupações - parte 2

Estou falando em evitar preocupações e cá estou preocupada.  Tentei espairecer durante o fim de semana, mas me sinto tensa. 

Iniciei um trabaho novo e encontrei algumas dificuldades, justamente por ser precipitada e ansiosa.  Por que o tempo ainda não me curou desses dois monstros?  Tenho me policiado para não cometer erros, mas volta e meio escorrego e faço tudo errado.  E passo tanta vergonha, meu Deus.  Por isso, não sei se sou a melhor pessoa para falar em "evitar preocupações".   Pelo menos não hoje.

Mas como prometi e sou muito teimosa, resolvi transcrever os primeiros conselhos que Dale Carnegie dá às pessoas que estão na mesma condição que estou agora.  Lá vai:

1.  Não esquente a cabeça com o futuro.  Viva cada dia apenas até a hora de ir para cama.
Disto tenho certeza, depois do acidente, e concordo plenamente.  Quanto ao que vem a seguir, sempre agi dessa forma várias vezes e acho que funciona.  Tente você também.
2.  Diante de um problema que lhe parece grande demais, pergunte a si mesmo: "Qual a pior coisa que poderá me acontecer se eu não conseguir resolver meu problema?
3.  Prepare-se mentalmente para aceitar o pior, se necessário.
4.  Depois, calmamente, procure remediar a situação, partindo do pior - que você já concordou mentalmente em aceitar.
5.  Lembre-se do custo que a preocupação terá sobre sua saúde.

Vou tentar avançar na leitura do livro (ontem não li) para dar continuidade a este assunto.  Enquanto isso, mantenham a esperança e sejam felizes.  Eu estou tentando.

Nenhum comentário:

O CLIMA DO ANO

Há tempos venho notando que a natureza absorve nossos humores, mas isso é assunto pra outro post. Lembro que, em 2016, meu pé de amora fic...